Atualmente existem incontáveis opções de cores e estampas de papel de parede disponíveis no mercado, e isso muitas vezes dificulta a escolha de qual utilizar no ambiente a ser aplicado.
Em primeiro lugar, o que deve ser levado em conta é onde vai ser aplicado o papel de parede, para escolhermos o tipo de material usado em sua confecção. Existem 3 tipos de papel de parede:
O papel de parede tradicional, que tem um custo mais baixo, mas sua resistência é baixa, não suportando nenhum tipo de umidade nem atrito.
O papel de parede vinílico, que tem uma resistência muito maior do que o tradicional, mas apresenta um custo maior.
O papel de parede em TNT, a base de celulose e poliéster, com aparência de tecido e alta resistência a umidade.
Saiba mais sobre os tipos de papel de parede
Após escolhermos o tipo de papel de parede, está na hora de escolhermos as cores, as formas geométricas, as estampas, e devemos levar em consideração alguns detalhes que fazem toda a diferença no resultado final do efeito que o papel de parede vai exercer no ambiente.
Um papel de parede de cor escura reduz a luminosidade do ambiente, bem como cria uma sensação de diminuição do espaço. Por outro lado, papéis de parede claros criam a sensação de amplitude do ambiente, e auxiliam na luminosidade.
Papéis de parede com estampas marcantes devem ser opções bem estudadas, pois muitas vezes, em primeiro momento são lindos, mas em um curto espaço de tempo passam a serem considerados “enjoados”, principalmente se colocados grandes metragens. O que se aconselha é que esses papéis de parede sejam utilizados em “pequenos nichos” ou apenas parcialmente em uma parede.
Papéis de parede com cores vivas também são opções muito bem vindas para a decoração de um ambiente, porém é importante verificar as cores dos móveis que vão compor esse ambiente, para que as cores não destoem entre sí.
No mercado de papel de parede existe uma infinidade de opções com papéis de parede de cores mais neutras, estampas mais discretas, que muitas vezes em primeiro momento não são tão atrativos, mas o resultado final geralmente contenta quem os utiliza por muito mais tempo, criando ambientes requintados e agradáveis.
Enfim, gosto não se discute, mas quanto mais informações tivermos disponíveis, melhor serão nossas escolhas.