Papéis de parede não são classificados por suas cores ou estampas, e sim pelo tipo de material e/ou recursos necessários para sua produção. Por isso seus preços também variam muito. Existem no mercado 3 categorias de papéis de parede, e aqui apresentamos detalhes de cada uma delas, que pode ajudar na hora em que você for escolher o seu.

TRADICIONAL:

Os papéis de parede que se encaixam nesta categoria são conhecidos como papéis de parede de papel puro. São confeccionados apenas com celulose. Alguns possuem uma película protetora em sua superfície, o que prolonga a vida útil do papel, aumentando o seu custo-benefício.

Sua aplicação exige uma superfície lisa, completamente seca e sem qualquer tipo de resíduo. Por ser pouco espesso, também não camufla imperfeições que a superfície a ser aplicado possa apresentar. Também recomenda-se que seja utilizado apenas em lugares de circulação restrita, pela sua fragilidade.

Quanto à sua limpeza, um pano levemente úmido é o máximo que pode ser utilizado, com o mínimo de atrito possível, para que não prejudique sua estampa e muito menos sua estrutura.

VINÍLICOS:

Os papéis de parede vinílicos são fabricados em vinil, e geralmente possuem uma camada de PVC, para que sua resistência seja maior. Com essa estrutura, ele é indicado também para superfícies com baixa umidade. É importante salientarmos que os que possuem acabamento em veludo ou alto relevo são exceções, não sendo indicados para superfícies com esse tipo de problema.

Papéis de parede vinílicos possuem uma enorme variedade de texturas, cores e estampas. Com gramatura maior do que os papéis de parede tradicionais, disfarça pequenos defeitos da superfície em que é aplicado, e tem alta durabilidade.

Sua limpeza pode ser feita com pano úmido e detergente. No caso dos aveludados e de alto relevo, deve ser utilizado apenas aspirador de pó.

TNT:

Papéis de parede TNT são fabricados com celulose e poliéster, possuem aparência de tecido, com uma alta resistência contra superfícies úmidas. Sua aplicação é igual ao papel de parede vinílico, e também oferece uma grande variedade de estampas e cores, com acabamento liso, texturizado, alto relevo e aveludado.

A limpeza do papel de parede TNT pode ser feita da mesma forma do papel de parede vinílico, e sua durabilidade também é alta.

Essas informações podem ser de muita utilidade na hora de escolher qual o papel de parede você vai utilizar, pois é importante investirmos naquilo que nos agrada aos olhos, mas mais importante é investir no produto certo, sem desperdiçar dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *